quarta-feira, 28 de maio de 2014

Dia do Brincar - Educação Infantil

O brincar é natural na vida das crianças. É algo que faz parte do seu cotidiano e se define como espontâneo, prazeroso e sem comprometimento.
Vigotsky (1984, apud WAJSKOP, 2007), afirma que, é na brincadeira que a criança consegue vencer seus limites e passa a vivenciar experiências que vão além de sua idade e realidade, fazendo com que ela desenvolva sua consciência. Dessa forma, é na brincadeira que se pode propor à criança desafios e questões que a façam refletir, propor soluções e resolver problemas. Brincando, elas podem desenvolver sua imaginação, além de criar e respeitar regras de organização e convivência, que serão, no futuro, utilizadas para a compreensão da realidade. A brincadeira permite também o desenvolvimento do autoconhecimento, elevando a autoestima, propiciando o desenvolvimento físico-motor, bem como o do raciocínio e o da inteligência.
Tanto o brincar pelo brincar, quanto o brincar dirigido (jogos), fazem bem à criança e ao seu desenvolvimento em todos os aspectos. Pensando assim, que hoje, dia do brincar, a educação infantil realizou diversas oficinas, reunindo brincadeiras livres e dirigidas como: brincadeiras com bambolê, jogo do boliche, jogos pedagógicos, brincando de faz de conta, brinquedos livres e a dança da cadeira. As crianças aproveitaram vários momentos do brincar, podendo explorar diferentes espaços e materiais, usando a imaginação, aprimorando relações sociais e construindo novos saberes, porque o brincar também é pedagógico na educação infantil.








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário