O
brincar é natural na vida das crianças. É algo que faz parte do
seu cotidiano e se define como espontâneo, prazeroso e sem
comprometimento.
Vigotsky
(1984, apud
WAJSKOP,
2007), afirma que, é na brincadeira que a criança
consegue vencer seus limites e passa a vivenciar experiências que
vão além de sua idade e realidade, fazendo com que ela desenvolva
sua consciência. Dessa forma, é na brincadeira que se pode propor à
criança desafios e questões que a façam refletir, propor soluções
e resolver problemas. Brincando, elas podem desenvolver sua
imaginação, além de criar e respeitar regras de organização e
convivência, que serão, no futuro, utilizadas para a compreensão
da realidade. A brincadeira permite também o desenvolvimento do
autoconhecimento, elevando a autoestima, propiciando o
desenvolvimento físico-motor, bem como o do raciocínio e o da
inteligência.
Tanto
o brincar pelo brincar, quanto o brincar dirigido (jogos), fazem bem
à criança e ao seu desenvolvimento em todos os aspectos. Pensando
assim, que hoje, dia do brincar, a educação infantil realizou
diversas oficinas, reunindo brincadeiras livres e dirigidas como:
brincadeiras com bambolê, jogo do boliche, jogos pedagógicos,
brincando de faz de conta, brinquedos livres e a dança da cadeira.
As crianças aproveitaram vários momentos do brincar, podendo
explorar diferentes espaços e materiais, usando a imaginação,
aprimorando relações sociais e construindo novos saberes, porque o
brincar também é pedagógico na educação infantil.
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