A professora Fernanda Soligo trabalhou com a turma 12 sobre
a importância da poesia e da produção textual na alfabetização. Ela propôs às
crianças a leitura do poema “Um Macaco” de Ruth Rocha e, depois de ler várias
vezes, a turma recriou um poema de forma coletiva, tornando a produção escrita
muito divertida, já que tinham que encontrar rimas e tornar o poema inovador. Várias
técnicas de leitura foram utilizadas como: coletiva, individual, meninas
completando a leitura dos meninos e vice-versa. A professora acredita que são
estes momentos de leitura e produção que motivam as crianças a desenvolverem o
gosto pela leitura e produção, construindo seu próprio processo de reflexão da
língua.
Um Macaco tão bonito mete medo no cabrito;
Um Macaco ciumento mete medo no jumento;
Um Macaco filhotinho mete medo no golfinho;
Um Macaco levado mete medo no cunhado;
Um Macaco pequenino mete medo no menino!
Nenhum comentário:
Postar um comentário